outros eventos

Mealhada

8 março | 10h
Palestra e Exposição
"A ourivesaria tradicional feminina como adereço ou atavio no traje feminino – 1830/1930"

A Ourivesaria Popular Feminina como Adereço ou Atavio (1830-1930) - Gostos, Gestos e Atitudes, será apresentada ao público, pelo Dr. Joaquim Correia, com uma palestra e exposição, que aborda o uso de peças de ourivesaria popular e das tradições ligadas com o ourar da Mulher de antanho, e o seu significado na vida das mulheres da 2ª metade do séc. XIX até, sensivelmente, à década de 30 do séc. XX.
Será uma conversa sobre cultura popular tradicional.

Percurso
"Mealhada com Amélia d’Orléans"

Recordamos uma das grandes mulheres da história, a qual teve algumas passagens pelo concelho da Mealhada nos finais do séc. XIX e inícios do séc. XX. "Mealhada com Amélia d’Orléans" será um percurso feito de autocarro, onde se pretende apresentar os locais mais emblemáticos do concelho, os quais são referência e marco na história da vida da última rainha de Portugal. A visita terá início em frente ao Tribunal, na Mealhada, passará pela Estação da Pampilhosa local onde, em 1886, esta bela jovem vinda de França viu, pela primeira vez (ao vivo), o seu noivo, o Rei D. Carlos. De seguida ir-se-á para o Bussaco e terminará na Mealhada.
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA: 231 281 372 / turismo@cm-mealhada.pt

CADES / Naturalmed
Sessão Saúde & Bem Estar

Esta sessão, desenvolvida pela Psicóloga da NATURALMED, terá como tema: O Paradigma Mulher de Hoje e a Mulher de Antigamente: partilha de experiências e emoções. Um tema relacionado com a comemoração do Dia da Mulher, dia em que todos devemos refletir acerca do progresso a nível de direitos humanos, e honrar a coragem e determinação das mulheres que ajudaram a redefinir a história.

Palavra de Autor
Ciclo de conversas com escritores

A Biblioteca Municipal, enquanto lugar de encontro com o prazer de ler e espaço de dinamização cultural, proporcionará aos seus leitores um momento de aproximação e de convívio com as autoras Cidália Vargas Pecegueiro e M. Margarida Pereira-Müller, que apresentarão o livro da sua autoria "Mulheres do meu país - Século XXI".

9 março |15
Destilaria do IVV
WORKSHOP
"A Mulher e o mundo do Vinho"

Em comemoração do Dia Internacional da Mulher, este workshop destina-se, exclusivamente, a mulheres que pretendam desfrutar de uma tertúlia sobre a temática do vinho e a sua representatividade no papel da mulher na sociedade. Este workshop irá contar, ainda, com uma prova cega de vinhos e irão ser debatidas as suas apreciações e análise. Com a presença da Enóloga Raquel Carvalho.
INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA: 231 281 372 / turismo@cm-mealhada.pt